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Aprofundamento
Cognição numérica sob uma perspectiva multidisciplinar

Oito encontros quinzenais, das 19h às 21h.

 

Público-alvo: Profissionais de qualquer área do conhecimento que queiram se aprofundar no estudo da cognição numérica, seu desenvolvimento e seus transtornos. Recomendável ter conhecimentos básicos sobre neurociência. Se você não tem conhecimentos básicos na área da neurociência da aprendizagem e deseja participar desse grupo de estudos, é importante que antes de se matricular nesse curso, você participe do curso Fundamentos da neurociência cognitiva da aprendizagem.

Será oferecido certificado aos alunos 

Metodologia

O curso será oferecido de maneira remota e síncrona pela plataforma Zoom.

Docente

Organização e condução das aulas e debates pela Profa. Dra. Mônica Andrade Weinstein e especialistas convidados.

Vagas

20 alunos

Programa:

 

Encontro 1 - O número e sua representação

  • Filosofia do número

  • Fundamentos cognitivos da representação numérica e da aritmética mental

  • Representações numéricas primitivas e não primitivas

  • Conectando números e o espaço

  • Influências da linguagem na representação numérica 

  • A representação numérica e a solução de problemas aritméticos com enunciados

  • Intuição matemática e a estimativa

  • Filogenia e ontogenia da compreensão numérica e matemática

  • Símbolos numéricos

  • Habilidades numéricas e aritmética na primeira infância

  • Contagem e primeiras representações de números

  • Crianças e a representação numérica

 

Encontro 2.  Cognição numérica à luz da neurociência

  • Neurociência e cognição numérica

  • Desenvolvimento do cérebro numérico

  • Aritmética no cérebro do adulto

  • A teoria da magnitude

  • Percepção da passagem do tempo

  • Para além do processamento numérico básico 

  • Aprendizagem da aritmética em adultos: evidências dos estudos de imagem

  • Aplicações da neurociência para o ensino da matemática

 

Encontro 3. Transtornos de aprendizagem da matemática

  • Discalculia: do cérebro à educação

  • Discalculia do Desenvolvimento como um transtorno heterogêneo

  • Contribuições dos estudos de síndromes para a compreensão dos transtornos de aprendizagem da matemática

 

Encontro 4. A natureza heterogênea dos transtornos de aprendizagem da matemática

  • Processamento numérico e aritmético em crianças e adultos com dificuldades de leitura

  • Correlatos cerebrais dos transtornos numéricos

  • Classificação e características cognitivas dos transtornos da aprendizagem matemática em crianças

  • A neuropsicologia dos transtornos adquiridos do número e do cálculo

 

Encontro 5. Diferenças individuais na aprendizagem da matemática

  • Diferenças individuais nas habilidades matemáticas: evidências da natureza componencial da aritmética.

  • Preditores cognitivos das habilidades e transtornos da matemática

  • Afeto, motivação, memória de trabalho e matemática

  • Genômica comportamental da matemática

 

Encontro 6. Intervenções para melhorar o ensino e a aprendizagem da matemática

  • Programas bem-sucedidos de intervenção matemática em escala

  • Educação matemática balanceada: importância de integrar compreensão e fluência

  • Desenvolvimento do conhecimento conceitual e procedimental em matemática

  • Intervenções assistidas por computador para desenvolver habilidades numéricas básicas

  • Atividades de aprendizagem informal que promovem o conhecimento numérico de crianças

  • Avaliações internacionais do desempenho em matemática

 

Encontro 7. A clínica da discalculia: avaliação e diagnóstico

  • Discussão de casos clínicos de crianças e jovens com discalculia

  • Avaliação das dificuldades e transtornos da aprendizagem da matemática

 

Encontro 8. A clínica da discalculia: intervenção

  • Discussão de casos clínicos de crianças e jovens com discalculia

  • Construção de estratégias de intervenção e monitoramento

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