Aprofundamento
Cognição numérica sob uma perspectiva multidisciplinar
Oito encontros quinzenais, das 19h às 21h.
Público-alvo: Profissionais de qualquer área do conhecimento que queiram se aprofundar no estudo da cognição numérica, seu desenvolvimento e seus transtornos. Recomendável ter conhecimentos básicos sobre neurociência. Se você não tem conhecimentos básicos na área da neurociência da aprendizagem e deseja participar desse grupo de estudos, é importante que antes de se matricular nesse curso, você participe do curso Fundamentos da neurociência cognitiva da aprendizagem.
Será oferecido certificado aos alunos
Metodologia
O curso será oferecido de maneira remota e síncrona pela plataforma Zoom.
Docente
Organização e condução das aulas e debates pela Profa. Dra. Mônica Andrade Weinstein e especialistas convidados.
Vagas
20 alunos
Programa:
Encontro 1 - O número e sua representação
-
Filosofia do número
-
Fundamentos cognitivos da representação numérica e da aritmética mental
-
Representações numéricas primitivas e não primitivas
-
Conectando números e o espaço
-
Influências da linguagem na representação numérica
-
A representação numérica e a solução de problemas aritméticos com enunciados
-
Intuição matemática e a estimativa
-
Filogenia e ontogenia da compreensão numérica e matemática
-
Símbolos numéricos
-
Habilidades numéricas e aritmética na primeira infância
-
Contagem e primeiras representações de números
-
Crianças e a representação numérica
Encontro 2. Cognição numérica à luz da neurociência
-
Neurociência e cognição numérica
-
Desenvolvimento do cérebro numérico
-
Aritmética no cérebro do adulto
-
A teoria da magnitude
-
Percepção da passagem do tempo
-
Para além do processamento numérico básico
-
Aprendizagem da aritmética em adultos: evidências dos estudos de imagem
-
Aplicações da neurociência para o ensino da matemática
Encontro 3. Transtornos de aprendizagem da matemática
-
Discalculia: do cérebro à educação
-
Discalculia do Desenvolvimento como um transtorno heterogêneo
-
Contribuições dos estudos de síndromes para a compreensão dos transtornos de aprendizagem da matemática
Encontro 4. A natureza heterogênea dos transtornos de aprendizagem da matemática
-
Processamento numérico e aritmético em crianças e adultos com dificuldades de leitura
-
Correlatos cerebrais dos transtornos numéricos
-
Classificação e características cognitivas dos transtornos da aprendizagem matemática em crianças
-
A neuropsicologia dos transtornos adquiridos do número e do cálculo
Encontro 5. Diferenças individuais na aprendizagem da matemática
-
Diferenças individuais nas habilidades matemáticas: evidências da natureza componencial da aritmética.
-
Preditores cognitivos das habilidades e transtornos da matemática
-
Afeto, motivação, memória de trabalho e matemática
-
Genômica comportamental da matemática
Encontro 6. Intervenções para melhorar o ensino e a aprendizagem da matemática
-
Programas bem-sucedidos de intervenção matemática em escala
-
Educação matemática balanceada: importância de integrar compreensão e fluência
-
Desenvolvimento do conhecimento conceitual e procedimental em matemática
-
Intervenções assistidas por computador para desenvolver habilidades numéricas básicas
-
Atividades de aprendizagem informal que promovem o conhecimento numérico de crianças
-
Avaliações internacionais do desempenho em matemática
Encontro 7. A clínica da discalculia: avaliação e diagnóstico
-
Discussão de casos clínicos de crianças e jovens com discalculia
-
Avaliação das dificuldades e transtornos da aprendizagem da matemática
Encontro 8. A clínica da discalculia: intervenção
-
Discussão de casos clínicos de crianças e jovens com discalculia
-
Construção de estratégias de intervenção e monitoramento
